Máquinas de Lavar e Secar

        As máquinas de lavar e secar deixam o dia a dia mais fácil e simples. Aqui há modelos perfeitos para quem tem pouco tempo. Confira! 

        A máquina de lavar é um eletrodoméstico que facilita muito a rotina em casa, já que ao longo dos anos foi ganhando cada vez mais funções para auxiliar na lavagem e secagem das roupas. Para ajudar você na hora da compra, separamos algumas dicas que devem ser levadas em consideração, como: capacidade, os tipos de ciclos de lavagem entre outras. Além disso, é importante avaliar as suas necessidades, pois talvez seja o caso de comprar uma máquina lava e seca ou até mesmo uma secadora de roupas. Leia a seguir e escolha o modelo ideal para você!

        Quais as principais diferenças entre a máquina de lavar roupas, lava e seca e a secadora de roupas?

        Primeiro, para que não haja dúvidas na hora da compra, vamos diferenciar os três eletrodomésticos.

        • Lavadora de roupas: é o modelo mais comum nos lares. Entre suas funções está lavar e centrifugar as roupas, deixando-as prontas para serem estendidas no varal ou para irem à secadora. Atualmente as máquinas estão mais modernas, com tecnologias que cuidam das suas roupas e evitam gastos desnecessários de energia e água.

        • Lava e seca: é o eletrodoméstico mais completo já que faz as 3 funções diferentes: lavar, centrifugar e secar suas roupas. Além disso, você economiza em espaço e tempo, pois é possível programar o ciclo completo, sem a necessidade de tirar as roupas da máquina.

        • Secadora de roupas: é uma ótima opção para quem utiliza a máquina de lavar convencional ou tanquinho e não dispõe de um espaço com varal, ou precisa de uma maneira mais rápida de secar as roupas. Se você mora em um lugar úmido, esse modelo agiliza muito o dia a dia em casa.

        Mas atenção: antes de utilizar uma lava e seca ou uma secadora de roupas consulte as etiquetas das peças para ter certeza de que elas podem ser levadas à altas temperaturas sem serem danificadas. Outra dica é sempre utilizar o ciclo correto de lavagem ou secagem, como: roupas de algodão, roupas de bebês, roupas pesadas, entre outros. Dessa forma você garante que suas peças sejam higienizadas da forma correta.

        Saiba como economizar na hora de lavar roupas

        Escolhendo o eletrodoméstico correto você economiza água e energia elétrica, porém existem boas práticas que ajudam na diminuição de gastos:

        • Para famílias com 4 pessoas ou mais, recomenda-se uma lavadora com capacidade de 10kg ou mais. Já para famílias menores o ideal são modelos com capacidades menores.

         

        • Estime com que frequência você lava roupas. As vezes é melhor acumular um pouco mais de peças, respeitando a capacidade da máquina e lavando menos vezes na semana.

        • Para economizar água e luz lembre-se sempre de ajustar o modo de lavagem conforme a quantidade de roupa que será lavada.

        Qual a quantidade de roupa recomendada para cada lavagem?

        O número de peças que você vai lavar depende da capacidade que o eletrodoméstico suporta. Entre as opções que você encontra no Angeloni estão aqueles com capacidade para 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 quilos, nas marcas Brastemp, LG, Panasonic, entre outras. Além de saber a capacidade da sua lavadora de roupas é importante que você saiba o peso das peças, ainda secas, evitando assim sobrecarregá-la.

         

        Abaixo listamos o peso de algumas peças:

        - Camisa: 250g

        - Camiseta: 150g

        - Conjunto moletom adulto: 700g

        - Pijama: 500g

        - Peça íntima: 50g

        - Jaqueta jeans: 800g

        - Calça jeans: 700g

        - Toalha de mesa: 500g

        - Lençol casal: 800g

        - Lençol solteiro: 300g

        - Fronha: 50g

        - Toalha de banho: 500g

        - Toalha de rosto: 200g

         

        Como limpar corretamente uma lavadora de roupas?

        A manutenção da sua máquina também depende da limpeza que será feita nela. Separamos algumas dicas para realizar essa tarefa da melhor maneira possível, sem que haja danos.

        • Encha sua máquina com água quente. Se ela não possuir essa opção, é recomendado que você a deixe encher até a metade com água em temperatura ambiente e em seguida despeje dois baldes com a água já aquecida.

        • Programe um ciclo de lavagem rápida. Neste momento os resíduos de sabão e amaciante irão se desprender.

        • Após o primeiro ciclo, acrescente um copo de vinagre branco e repita o ciclo. Antes de iniciá-lo umedeça um pano ou esponja com a mistura de água e vinagre para limpar a parte externa.

        Após esses passos sua máquina de lavar estará limpa. O recomendado é que se repita esse procedimento duas vezes ao ano. Agora, que tal ver os outros eletrodomésticos do Angeloni Eletro? Confira!

        Leia mais

        Cadastre-se agora para receber ofertas e novidades em primeira mão.