DICAS E CURIOSIDADES

Você sabe o que é Terroir?

Terroir é um termo francês, sem correspondente exato em outras línguas, que representa vários fatores responsáveis pelo cultivo da videira, ocasionando a qualidade da uva e por sequência, do vinho.

 

Podemos dizer que terroir está associado: o solo, o clima e a forma de cultivo das videiras, todos estes fatores juntos influenciam no resultado do sabor de cada uva nele cultivada, assim nascem os grandes vinhos.

Para cada uva existe um melhor terroir, há casos de uvas que nascem em um determinado terroir, mas quando plantas em outro lugar se adaptam melhor e ficam ainda mais saborosas resultando em vinhos maravilhosos. Como a Tannat por exemplo, é uma uva de origem francesa, mas que se adaptou tão bem no Uruguai, que hoje ela é a mais cultivada e apreciada da região.

Além de todos os aspectos naturais que englobam o terroir, existe também uma principal participação do homem para termos um vinho de qualidade no fim de todo o processo. Juntamente com os benefícios proporcionados pela natureza, é necessário ter as informações corretas e um cultivo bem cuidado, um bom Enólogo precisa conhecer bem o terroir da região, assim pode-se beneficiar extraindo as melhores características do terroir resultando na elaboração de vinhos de qualidade.

 

 

 

 

Outras dicas

Veja Mais