Com massa mais fina que o cinnamon roll e recheio e cobertura mais adocicados, os caracóis húngaros são deliciosos e têm uma apresentação encantadora.
PARA A MASSA
4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo branca
4 colheres (sopa) de açúcar
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher (café) de sal
1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
5 gemas
1 gema para pincelar
PARA O RECHEIO
150 g de manetiga sem sal
200 g de açúcar
200 g de coco ralado
PARA A CALDA
8 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro
4 colheres (chá) de leite
Junte todos os ingredientes secos, menos o sal, e misture. À parte, misture o fermento com o sal até ficar líquido, e acrescente à mistura. Depois, abra um buraco e coloque as gemas. Misture com as mãos, acrescentando o leite aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, deixe-a descansar em um bowl coberto com um pano de prato ligeiramente umedecido até dobrar de volume (cerca de 2 horas). Enquanto isso, prepare o recheio: misture a manteiga e o açúcar e, por fim, o coco. Reserve.
PREPARE A CALDA
Em um refratário, coloque o leite em banho-maria. Vá acrescentando o açúcar de confeiteiro e mexendo sempre. Cozinhe por 10 minutos ou até engrossar.
MONTAGEM
Divida a massa em duas partes e, com um rolo, abra a massa em formato de um retângulo. Distribua o recheio e enrole como rocambole. Corte fatias com 1,5 cm de espessura em média e coloque-as deitadas na forma untada, deixando cerca de 2 dedos de distância entre elas. Deixe fermentar por mais 20 minutos, pincele com a gema e asse no forno preaquecido até dourar. Retire do forno, coloque a calda por cima e sirva.
RENDIMENTO: 1 forma
FONTE: Revista Gastronomia Ed. 26