Descrição de combinação de vinhos com alimentos.
APERITIVOS

Para harmonizar vinhos e queijos é necessário saber a intensidade dos sabores, aromas e texturas dos queijos.Uma harmonização deliciosa e refinada é o queijo brie com champagne, o queijo destaca-se por sua massa macia, sabor forte e pelo mofo branco.

O queijo brie com damasco ou coberto por geleia de damasco, implora por um delicioso champagne brut, que com sua ótima acidez atenuará o sabor forte do queijo.

O Champagne Veuve Cliquout é ótima opção. Os vinhos tintos são ótimos opções para o acompanhamento das massas, o fator determinante para a escolha certa é saber o tipo de molho que será utilizado.Atenção para os molhos bancos e de ervas comoo caso do pesto, nesses casos ideais os vinhos brancos com boa acidez e aromáticos. Para as massas com molho vermelho, onde a acidez do tomate é presente, um vinho de médio corpo e boa acidez fará um ótimo casamento. Uma boa pedida é vinho argentino Vinorum Malbec.

COMBINAÇÕES
Carnes
Alimento Bedida
Carnes Vermelhas As carnes vermelhas podem ser harmonizadas com os vinhos tintos de taninos mais firmes. Os taninos são absorvidos pela suculência e proteínas das carnes, deixando o vinho mais suave e fácil de saborear.
Carnes Brancas Os vinhos brancos mais encorpados e mais opulentos, envelhecidos em carvalho farão ótimos acompanhamentos para os pratos de carne branca.
Doces e Sobremesas
Alimento Bedida
Bolos e tortas de frutas como morango, abacaxi ou maracujá Fazem o par perfeito os vinhos com açúcar residual da própria uva, com boa acidez equilibram o sabor acido das frutas.
Bolos e tortas de frutas secas como nozes e amêndoas O ótimo casamento será com os vinhos doces com açúcar residual da própria uva, com boa untuosidade e aromas intensos de mel e frutas secas, para realçar o sabor e as características doce dessas sobremesas.
Chocolates, tortas e bolos a base de chocolate O acompanhamento ideal para os chocolates são os vinhos fortificados como o Porto da família dos Rubis, com um bom nível de açúcar residual, álcool e acidez, limpará as papilas gustativas fazendo uma perfeita combinação.
Outros
Alimento Bedida
Massas com molho de tomate Para as massas de molho vermelho como ao sugo ou bolonhesa apresentam boa estrutura proporcionada pela carne e acidez presente devido aos tomates, onde um bom casamento se fará com os vinhos tintos.
Massas com molho branco Massas com os molhos brancos podem ser casados com os vinhos tintos leves no caso da utilização de alguns ingredientes que proporcionam sabores mais marcantes, mas os brancos providos de boa acidez e secura, quase sempre serão os indicados.